Supra Soft
Acesso a intranet
Cloud computing beneficia-se da virtualização

“As tecnologias de virtualização podem ajudar a incrementar a segurança e o controle em ambientes de computação em nuvem”, disse hoje (17/02) o executivo chefe da RSA Art Coviello.

Durante seu discurso de abertura da conferência RSA, Coviello assumiu um ar otimista quando o assunto segurança na nuvem foi abordado. O executivo reconhece a preocupação das empresas em armazenar informações na nuvem e avisa que a solução pode estar mais perto do que se imagina.

“Já é possível confiar na nuvem”, diz Coviello. O executivo continuou o discurso dizendo que é chegada a hora de as empresas colocarem um ponto final à sua relação de dependência de controles de segurança desenvolvidos para estruturas físicas. Ele sugere que, em seu lugar, as companhias avaliem o emprego de tecnologias de virtualização no reforço da segurança, da visibilidade e do controle almejados em suas plataformas de cloud computing.

Para ele, cabe aproximar as ferramentas de segurança dos objetos que ela deve proteger. O perímetro estático – característico em ambientes virtuais – permite definir as interfaces lógicas usadas pelo contingente de informações e de transações. Em outras palavras: chegou a hora de a segurança também entrar no ambiente lógico.

“O hardware na TI está mudando. Nossas interfaces devem ser predominantemente lógicas e não físicas. Depender de estruturas físicas não faz sentido nas atuais estruturas”, disse Coviello.

Máquinas virtuais são desenvolvidas para se ajustar automaticamente às cargas de trabalho. Para que a segurança funcione de forma efetiva nesses ambientes, os controles devem ser dinâmicos. “Isso significa implementar a segurança nos componentes virtualizados, ao passo que distribui a proteção por toda a nuvem”, acrescentou o executivo.

Outros fatores, como a economia e a agilidade, propiciados pela computação em nuvem motivam um número crescente de companhias a adotar esse esquema, independentemente das suas preocupações com segurança.

Possivelmente, a aproximação da virtualização desafie a percepção dos profissionais de segurança, que podem levar algum tempo para acreditar que “Implementada de forma apropriada, a virtualização pode, sim, aumentar os níveis de controle e de visibilidade existentes atualmente”, completa Coviello.

De maneira a aplicar esse esquema de segurança em sua estrutura própria, a empresa lançou um serviço de nome RSA Cloud Trust Authority. Esse serviço deve possibilitar às ferramentas de virtualização da VMware a entrega de serviços de monitoramento e de gestão na nuvem.


Fonte: Computerworld

<< voltar